PROGRAMAS EDUCAIONAIS
Espaço Sabores Culinária
Específico para preparar receitas e estimular a degustação de frutas, verduras e legumes, tendo como finalidade a estimulação ao hábito alimentar saudável e durante a culinária, as crianças participam ativamente adicionando ingredientes, misturando e diferenciando sabores e cheiros. Além de despertar na criança o interesse pelo fazer, preparar e escolher uma melhor alimentação, o Espaço dos Sabores tem o intuito de ampliar a responsabilidade e o sentido do trabalho em grupo.
Espaço da Musicalização
O corpo, o sons, os movimentos e os instrumentos, musicais ou não, auxiliam a criança na exploração e conhecimento desta linguagem, propiciando a ela a possibilidade de elaborar saberes, de se descobrir e descobrir o outro, em um espaço que pode rimar ou não, mas onde as conquistas são acompanhadas de ritmo, autonomia, liberdade e prazer sonoro.
Espaço Imaginário –Teatro
Imaginar é descobrir a possibilidade de levantar hipóteses, criar, recriar situações e personagens. É perceber que as histórias podem ganhar outros rumos, outros finais, de acordo com a imaginação de cada um. Dar espaço e condições para a criança se expressar utilizando-se de recursos como fantasias, acessórios, brinquedos, bambolês, sucatas, entre tantos, é auxiliar e oportunizar o pensamento, a imaginação, o contato com o mundo real e fictício, percebendo as diferenças e resignificando a vivência de uma criança.
Espaço de Estimulação
Espaço ideal que oferecemos atividades que desenvolvam as habilidades motoras e espaciais.
Circuitos, pneus, cores, bambolês, correr, pular, saltar. O estímulo, sempre de acordo com a faixa etária, tem uma grande influência no desenvolvimento da criança em relação a si mesma, ao espaço em que está inserida e ao mundo que a cerca.
O corpo e o movimento ocupam um lugar importante na vida da criança, pois é movimentando que ela tem acesso ao mundo dos objetos e ao mundo que a circunda.
Espaços da Construções
Jogos de construção, confeccionar brinquedos e objetos, blocos de encaixe, organizar, compor, formar, dando vazão à criatividade e liberdade, descobrindo regras e técnica.
Além de se trabalhar a autonomia da criança, construir e criar desenvolve o raciocínio lógico, a imaginação, enriquece a socialização e as habilidades individuais.
Espaço dos Movimentos
As atividades que se desenvolvem em um espaço de movimento proporcionam à criança a oportunidade de experimentar e apreciar as capacidades motoras, corporais, como também o raciocínio, a percepção, a criatividade e a interação com o outro e com meio. Natação, jogos, brincadeiras e movimento traduzem as ações ligadas a esse espaço.
Espaço Literário
Escolher, contar, ler histórias e utilizar outros recursos artísticos e lúdicos, em uma interação prazerosa e afetiva, relacionando narrador/texto/ouvinte, fazem com que as histórias sejam mágicas e fontes de reflexão para um mundo infantil.
Literatura é obra de arte, colocando o faz de conta, a poesia, a lenda, a parlenda, em meio a personagens, ficção e realidade, presentes na fala e escuta da criança.
Espaço Interativo
Os jogos simbólicos, dispostos intencionalmente, subsidiam o desenvolvimento da criança, permitindo a manifestação do imaginário. E é por meio da imaginação que ela se desenvolve. Brincadeiras, faz de conta, através de objetos reais do nosso cotidiano no Espaço Interativo. O poder da manipulação do mundo real transformado em dramatização, carregadas de energia, expressividade e inventividade da criança são visíveis nos cantos do escritório, da cozinha, do camarim e em todo o canto que puder pensar e realizar.
Espaço dos Brinquedos e Brincadeiras
Um espaço para os pequenos, com jogos que estimulem o movimento corporal, o raciocínio lógico, a socialização, enfim, a participação da criança. Para o mundo infantil a brincadeira tem importância em si mesa, e por isso, deve ser valorizada.
As possibilidades são inúmeras e cabe ao adulto lembrar que cada momento é rico em conhecimento e descoberta, fazendo com que a criança se descubra como sujeito ativo e criativo no jogo faz de conta.
Espaço da Linguagens
Linguagem é uma forma de comunicação, expressão. Na criança devemos preservá-la, incentivar novas possibilidades e novas descobertas. As experiências e vivências são inúmeras e cada uma delas faz com que o aluno tenha liberdade e autonomia para agir e resolver propostas, utilizando-se da dança, teatro, pintura, modelagem, escultura, marcenaria, fotografia entre outros.
Espaço de Inglês
A familiarização com outro idioma, apresentado em contextos diversificados, multidisciplinares, abrangendo a linguagem verbal, a escuta, a parte motora e a tecnologia, entre outros caminhos. O Inglês visto de maneira rica e dinâmica, em grupo e individualmente, é o que sustenta esse espaço e faz dele um “good space"
Brincadeiras literárias
Nas brincadeiras de construtividade as crianças experienciam situações que lhes permitem desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos, simbólicos, imaginativos e expressivos.
As construções provocam interações sociais capazes de estimular o espírito de colaboração, o trabalho em equipe e o esforço individual e coletivo nas experiências construtivas. As crianças ficam empenhadas na produção dos elementos que compõem a história, e ao final de cada nova construção as crianças reiniciam o jogo simbólico, alternando papéis e reproduzindo cenas e falas dos personagens.
Mala viajante
Este projeto enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro. Quando a criança ouve ou lê uma história, ela é capaz de viajar por um mundo encantado, adquire a capacidade de comentar, passa a interagir com as histórias, acrescentando-lhes detalhes e personagens ou lembra-se de fatos que passaram despercebidos pelo professor.










